Seguidores

domingo, 16 de dezembro de 2012

Rádio Mania é destaque na Revista Gestão Escolar

                             Revista Gestão Escolar, edição Dezembro 2012/Janeiro 2013, publicou uma matéria especial sobre o desempenho das rádios escolares pelo Brasil, dando destaque ao trabalho desenvolvido pela nossa Rádio Mania. Acompanhe abaixo o texto desta importante revista de circulação nacional. 

No ar, os alunos !

Programas de rádio produzidos na escola dão protagonismo aos jovens e intensificam a interação com a comunidade

Todas as terças e quintas-feiras, os alunos da EMEIF Mozart Pinto, de Fortaleza, sobem correndo para as salas de aula depois da merenda. O motivo ? Eles querem ouvir a programação da Rádio Mania, um projeto desenvolvido por 20 alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. A emissora-implantada na escola em 2010 com a chegada do Mais Educação, programa do Ministério da Educação (MEC), que apoia a implantação do ensino integral - cataliza a atenção das turmas. Os temas tratados no ar são os mais variados. Vão desde o esclarecimento sobre o que é e para que serve o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) - produção vencedora do concurso da Secretaria Municipal de Finanças, na categoria Comunicação Popular, no ano passado - até uma homenagem ao centenário do escritor baiano Jorge Amado (...), ao som das trilhas sonoras que marcaram as adaptações de suas obras para a televisão. A diretora da Mozart, Antonia Eliane Sampaio Lima, conta que os ganhos são muitos : "Usamos o rádio para divulgar e valorizar a produção dos estudantes, que, ao participarem de todas as etapas do processo - pesquisa, entrevista, elaboração de textos, locução e apresentação -, desenvolvem a expressão oral e escrita". 
    Na Rádio Mania, as pautas cobrem temas do interesse da comunidade. "Em outubro, fizemos um especial sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outro resgatando a história da nossa Escola, que faz 65 anos", conta Marcos Aurélio Batista, coordenador da emissora. 

                                                                                              ( Karina Padial - Revista Gestão Escolar )

Um comentário: